
Bianca Kons - A Beleza da Nova Geração
..............................................................................................................................................
- Em notícia veiculada nos jornais diários que circulam em nossa região, a empresa OSX, vai realizar audiências públicas para debater a instalação do estaleiro em Biguaçu.
- As ONGs e moradores no norte da ilha já realizaram passeatas para alertar sobre os impactos ambientais do empreendimento do grupo EBX.
- Temos que ficar de olho no projeto como um todo, só estão chamando atenção para o lado positivo, ainda não nos foi passado o equilíbrio entre o lado positivo e os impactos ambientais, sociais e econômicos do projeto.
- Qual será o impacto ao patrimônio atual em nosso município?.
- Contamos com o patrimônio pesqueiro de subsistência, patrimônio turístico com grande potencial e, principalmente, com um patrimônio habitacional com muita qualidade de vida.
- Com a instalação do empreendimento em nossa região, tranquilamente, mudará o perfil econômico de nossa região.
- As mudanças serão enormes, com impacto social muito forte, haja vista a vinda de muitas pessoas de outras regiões para nosso município, em busca de prosperidade.
- Onde irão morar estas pessoas?
- Temos política habitacional para atender toda essa gente?
- Se formarão bolsões de pobreza?
- Temos políticas sociais aqui?
- E a saúde dessas pessoas, eles vão ter atendimento digno? Onde?
- E a educação? Onde irão estudar essas pessoas e seus filhos?
- E o transporte? O nosso transporte pode atender esse contingente?
- Essas mudanças vão acontecer com a presença dos governos?
- São perguntas que precisam ser respondidas nestas audiências por aqueles que defendem o empreendimento do grupo EBX.
-Por enquanto os governos municipais e estaduais só estão de olho nas fontes de recursos para os cofres municipais e estaduais, quase nada escuto sobre as contrapartidas dadas por esses governos.
- O prefeito de Biguaçú, em seus pronunciamentos, deixa bem claro o lado financeiro do investimento, nada fala na esfera social do projeto, ou seja, nada não, os munícipes vão ter desembolsar 90% de aumento em seu IPTU, enquanto a OSX vai ser isentada de impostos municipais.
- Em Governador Celso Ramos, falta energia elétrica a cada dois dias (isso no inverno), numa comunidade de aproximadamente quinze mil habitantes e sem indústria pesada, o que deve agravar de sobremaneira o problema.
- O principal ponto positivo do empreendimento do grupo EBX, é a geração de emprego e renda em nossa região, hoje muito sazonal, em virtude do turismo e principalmente da pesca, um atividade extrativista e com rígidas normas ambientais.
- Outro ponto que vale a pena ressaltar são os cursos profissionalizantes que são colocados a disposição do nosso povo. Esses cursos, se bem aproveitados, podem propiciar mais cidadania para nossa população, emancipando-os de favores políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário