MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ
Curso de Formação Inicial e Continuada
Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ
Curso de Formação Inicial e Continuada
Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica
Eixo Tecnológico Infraestrutura
|
|
SUMÁRIO
Curso de Formação Inicial e Continuada ................................................................................................ 1
Instalador de
Refrigeração de Climatização Doméstica.......................................................................... 1
............................................................................................................................................................... 2
Curso de
Formação Inicial e Continuada................................................................................................... 2
Instalador de
Refrigeração de Climatização Doméstica.......................................................................... 2
1.DADOS GERAIS DA
OFERTA........................................................................................................................................... 4
1.1.Informações
Gerais do Projeto............................................................................................................................... 4
Instalador de
Refrigeração de Climatização Doméstica.......................................................................... 4
1.2.Dados Gerais
do Curso............................................................................................................................................. 4
2.JUSTIFICATIVA................................................................................................................................................................... 4
3.OBJETIVOS............................................................................................................................................................................ 5
3.1.Objetivos
Gerais......................................................................................................................................................... 5
3.2.Objetivos
Específicos............................................................................................................................................... 5
4.REQUISITOS E FORMAS
DE ACESSO........................................................................................................................... 5
4.1.Requisitos.................................................................................................................................................................... 5
4.2.Seleção........................................................................................................................................................................ 6
5.PERFIL DOS EGRESSOS
DO CURSO.............................................................................................................................. 6
6.COMPETÊNCIAS DOS
EGRESSOS DO CURSO............................................................................................................ 6
7.ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR DO CURSO................................................................................................................ 6
7.1.Apresentação
Sintética do Curso........................................................................................................................... 6
7.2.APRESENTAÇÃO
DAS UNIDADES CURRICULARES.................................................................................. 7
7.3.Metodologia............................................................................................................................................................... 9
7.4.Apresentação
das Estratégias Curriculares........................................................................................................ 10
7.5.Construção
Curricular e Especificidades............................................................................................................ 10
8.AVALIAÇÃO....................................................................................................................................................................... 11
8.1.Informações
Gerais Referentes à Avaliação..................................................................................................... 11
8.2.Instrumentos
de Avaliação – Conceitos Aplicáveis......................................................................................... 11
9.DA APLICAÇÃO DA
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA.................................................................................................... 12
10.INSTALAÇÃO E
EQUIPAMENTOS............................................................................................................................. 12
11.BIBLIOGRAFIA............................................................................................................................................................... 12
1. DADOS GERAIS DA OFERTA
1.1.
Informações Gerais do Projeto
CNPJ
|
|
Razão
Social:
|
Instituto
Federal de Santa Catarina - Campus São José
|
Esfera
Administrativa
|
Federal
|
Endereço
|
Av. Mauro
Ramos, 950, Centro - Florianópolis
|
Cidade/UF/CEP
|
Florianópolis,
Santa Catarina, CEP 88020-300
|
Telefone/Fax
|
(48)
3381-2860
|
Email de
Contato
|
george@ifsc.edu.br
|
Site da
instituição
|
www.ifsc.edu.br
|
Área do
Plano
|
Eixo
tecnológico: Infraestrutura
|
Responsáveis
pelo Projeto
|
George
Henry Wojcikiewicz
|
Habilitação
|
Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica |
Carga
Horária
|
O curso
terá uma carga horária de 160 horas
|
Modalidade
|
Presencial
|
1.2.
Dados Gerais do Curso
Denominação
Curso de Formação Inicial e Continuada: Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica
Regime de Matrícula
Matrícula por curso.
Periodicidade: esporádico.
Número de
Vagas
Turnos de Funcionamento
|
Vagas por turma
|
No de Turmas
|
Total de Vagas
|
Diurno/Noturno
|
50
|
4 turmas
|
200
|
Totais
|
4
|
200
|
2. JUSTIFICATIVA
Climatização é a área da atividade humana que atua basicamente no controle da temperatura de ambientes, visando principalmente: o estabelecimento e manutenção de condições adequadas para a realização de processos industriais variados e o bem-estar de seres humanos.
A indústria da climatização, globalmente também tem assistido a mudanças significativas. A utilização de ambientes climatizados cresceu devido ao aumento da concentração de seres humanos em locais fechados, ao aumento dos padrões de conforto e, à redução do custo dos equipamentos. O foco de atenção da climatização, que antes era basicamente o controle de temperatura, hoje engloba o controle total sobre a qualidade do ar interior, incluindo o controle de concentração de gás carbônico e odores, a contaminação por substâncias voláteis e por microorganismos, dentre outros aspectos. Tudo isso no sentido de se garantir ambientes mais saudáveis e confortáveis, melhorando o bem-estar e a produtividade das pessoas.
Por último, a abertura da economia brasileira evidenciou um baixo nível de sofisticação do nosso mercado brasileiro em relação ao mercado internacional. Ocorreu então um substancial aumento de importações e muitos fabricantes procuraram se instalar no país atrás de uma demanda muito significativa, justificada pelo clima e a baixa competitividade dos equipamentos nacionais.
Todos esses fatores somados evidenciam a existência de uma grande demanda por pessoal técnico adequadamente capacitado na área, podendo-se afirmar que o setor de refrigeração e climatização é hoje a área técnica com uma das maiores demandas, não só no Brasil como também em nível de Mercosul e mundialmente.
3. OBJETIVOS
3.1.
Objetivos Gerais
Este
projeto visa atender os jovens que tenham completado o Ensino Fundamental,
preparando-os para atuarem nas empresas da região, fornecendo-lhes qualificação
em instalação de condicionadores de ar.
3.2.
Objetivos Específicos
·
Capacitação em Ciências Térmicas;
·
Capacitação em procedimentos de instalação de
condicionadores de ar do tipo “Split-system”.
4. REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO
4.1. Requisitos
Para se inscrever nos cursos, os
interessados devem satisfazer:
·
Ter concluído o ensino fundamental;
4.2. Seleção
A seleção será realizada por meio de
sorteio público, em local e data a serem definidos na chamada pública para as
inscrições.
5.
PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO
O egresso do curso de formação inicial e
continuada Instalador de
Refrigeração de Climatização Doméstica estará apto a conhecer, instalar e
realizar diagnósticos em equipamentos de condicionamento de ar do tipo
“split-system”.
6.
COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS DO CURSO
Os egressos do curso obterão as seguintes
competências:
·
Executar a instalação de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar:
o
Verificar infra-estrutura para a realização da obra/serviço
o
Montar, testar, inicializar e ajustar:
§ Condicionamento de ar, acessórios, tubulações;
§ sistemas elétricos e de controle;
o
Analisar e interpretar especificações técnicas
o
Observar normas técnicas e procedimentos específicos
o
Ler e interpretar desenhos técnicos, lay-outs e esquemas
o
Utilizar ferramentas, instrumentos de medição e equipamentos diversos
o Elaborar relatórios
7.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO
O curso de
formação inicial e continuada Instalação
de Condicionadores de Ar do tipo “Split-system” está organizado em três
unidades curriculares, perfazendo um total de 160 horas, distribuídas conforme
explicitado a seguir.
7.1. Apresentação Sintética do Curso
UNIDADE CURRICULAR
|
CARGA HORÁRIA
|
REQUISITOS
|
Módulo I – Conceitos Básicos
|
64
|
Módulo
presencial
|
Módulo II – Instalação de
Split-system
|
64
|
Módulo
prsencial
|
Práticas de Instalação de Equipamentos de
Condicionamento de Ar
|
32
|
Unidade
Móvel de Refrigeração e Climatização
|
TOTAL
|
160 HORAS
|
|
7.2.
APRESENTAÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES
Unidade Curricular:
|
Módulo I – Conceitos Básicos
|
Carga Horária:
|
64 horas
|
Competências
|
Aplicar normas e especificações técnicas
Aplicar normas de saúde e segurança do trabalho
Determinar carga térmica
Levantar dados de natureza técnica
Especificar sistemas
|
Habilidades
|
Conhecer os tipos, características e funcionamento de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar
Medir grandezas geométricas
Medir grandezas termofluidodinâmicas (temperatura, pressão, vazão, fluxo de massa, densidade, viscosidade)
Medir grandezas elétricas
|
Bases Tecnológicas
|
Normas técnicas aplicáveis à indústria de refrigeração e condicionamento de ar (sistemas de refrigeração industrial - amônia, vasos de pressão, qualidade do ar interior, normas para instalações elétricas, normas para instalações hidráulicas, etc.)
Sistemas de Refrigeração
Sistemas de Condicionamento de Ar
Termodinâmica
Transferência de Calor
Mecânica dos Fluidos
Legislação e Normas de Saúde e Segurança no Trabalho
|
Pré-Requisitos
|
Ensino Fundamental
|
Avaliação
|
Para cada módulo haverá
uma avaliação.
|
Unidade Curricular:
|
Módulo II – Instalação de Split-system
|
Carga Horária:
|
64 horas
|
Competências
|
Instalar sistema de condicionamento e distribuição de ar
Instalar sistema eletro/eletrônico e de controle e automação
Inicializar, testar e regular equipamentos e sistemas
Elaborar relatório de atividades
Aplicar normas e especificações técnicas
Realizar o registro de insumos da obra/instalação
|
Habilidades
|
Conhecer os tipos, características e funcionamento de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar
Conhecer características e funcionamento de equipamentos e sistemas elétricos e de controle e automação
Utilizar ferramental específico para sistemas de refrigeração
Medir grandezas geométricas
Medir grandezas termofluidodinâmicas (temperatura, pressão, vazão, fluxo de massa, densidade, viscosidade)
Medir grandezas elétricas
Realizar operações fundamentais em sistemas de refrigeração
Realizar operações de soldagem e brasagem em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar
Manusear e aplicar materiais de isolamento térmico
Identificar as características de fornecimento de energia elétrica
Realizar operações fundamentais em instalações elétricas
Saber interpretar normas e especificações técnicas, a partir de catálogos, manuais e tabelas, relativas ao funcionamento, aplicação e teste de materiais, peças, componentes e equipamentos
|
Bases Tecnológicas
|
Normas técnicas aplicáveis à indústria de refrigeração e condicionamento de ar (sistemas de refrigeração industrial - amônia, vasos de pressão, qualidade do ar interior, normas para instalações elétricas, normas para instalações hidráulicas, etc.)
Sistemas de Refrigeração
Sistemas de Condicionamento de Ar
Eletrotécnica
Sistemas Fluidodinâmicos
Termodinâmica
Soldagem e Brasagem
Transferência de Calor
Procedimentos práticos em sistemas de condicionamento de ar
Legislação e Normas de Saúde e Segurança no Trabalho
|
Pré-Requisitos
|
Módulo I - Conceitos
Básicos
|
Avaliação
|
Para cada módulo haverá
uma avaliação.
|
Unidade Curricular:
|
Práticas de Instalação de Equipamentos de
Condicionamento de Ar
|
Carga Horária:
|
32 horas
|
Competências
|
Instalar sistema de condicionamento e distribuição de ar
Instalar sistema eletro/eletrônico e de controle e automação
Inicializar, testar e regular equipamentos e sistemas
Elaborar relatório de atividades
Aplicar normas e especificações técnicas
Realizar o registro de insumos da obra/instalação
|
Habilidades
|
Conhecer os tipos, características e funcionamento de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar
Conhecer características e funcionamento de equipamentos e sistemas elétricos e de controle e automação
Utilizar ferramental específico para sistemas de refrigeração
Medir grandezas geométricas
Medir grandezas termofluidodinâmicas (temperatura, pressão, vazão, fluxo de massa, densidade, viscosidade)
Medir grandezas elétricas
Realizar operações fundamentais em sistemas de refrigeração
Realizar operações de soldagem e brasagem em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar
Manusear e aplicar materiais de isolamento térmico
Identificar as características de fornecimento de energia elétrica
Realizar operações fundamentais em instalações elétricas
Saber interpretar normas e especificações técnicas, a partir de catálogos, manuais e tabelas, relativas ao funcionamento, aplicação e teste de materiais, peças, componentes e equipamentos
|
Bases Tecnológicas
|
Normas técnicas aplicáveis à indústria de refrigeração e condicionamento de ar (sistemas de refrigeração industrial - amônia, vasos de pressão, qualidade do ar interior, normas para instalações elétricas, normas para instalações hidráulicas, etc.)
Sistemas de Refrigeração
Sistemas de Condicionamento de Ar
Eletrotécnica
Sistemas Fluidodinâmicos
Termodinâmica
Soldagem e Brasagem
Transferência de Calor
Procedimentos práticos em sistemas de condicionamento de ar
Legislação e Normas de Saúde e Segurança no Trabalho
|
Pré-Requisitos
|
Módulo II – Instalação de Split-system
|
Avaliação
|
Para cada módulo haverá
uma avaliação.
|
7.3. Metodologia
O paradigma da transmissão de conhecimento é a prática pedagógica atualmente realizada em praticamente todo o universo do ensino no Brasil.
No entanto, a formatação de um currículo por competências, pressupõe uma prática pedagógica diferenciada. No lugar da mera transmissão de conhecimentos, passa-se a trabalhar com um novo paradigma, o de construção de competências.
Construir competências a partir da escola significa a construção de esquemas de mobilização dos conhecimentos, do fazer (habilidades) e das emoções (atitudes). Significa a oportunização de possibilidades, estímulos, vivências, momentos, para que o aluno construa seus esquemas mentais, que resultarão na constituição das habilidades.
Neste novo paradigma, a metodologia é essencial. O currículo deve ser composto essencialmente de um eixo de projetos, problemas ou desafios significativos do contexto produtivo.
A sociedade tecnológica, com sua explosão de conhecimentos e informações, de mudanças rápidas, requer profissionais com capacidade de aprender rapidamente. Ensinar a resolver problemas supõe dotar os alunos de uma capacidade de "aprender a aprender": criar o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma solução. Com isso, prepara-se o futuro técnico mais adequadamente para desenvolver habilidades e estratégias eficientes para buscar respostas para os problemas cotidianos do processo produtivo onde estará inserido, sejam eles rotineiros ou inusitados.
7.4. Apresentação das Estratégias Curriculares
UNIDADE CURRICULAR
|
Conteúdo online
|
Vídeo Aula
|
Estudo de Caso
|
Seminário
|
Prática
|
Outros
|
Módulo I – Conceitos Básicos
|
x
|
|
|
|
|
|
Módulo II – Instalação de Split-system
|
x
|
x
|
x
|
|
|
|
Práticas de Instalação de Equipamentos de
Condicionamento de Ar
|
|
|
x
|
|
x
|
x
|
7.5. Construção Curricular e Especificidades
O
curso será realizado da seguinte maneira:
·
Módulo I e II - Período noturno, nos laboratórios
disponibilizados pelas Prefeituras.
·
Práticas de Instalação - Período Diurno, aos sábados,
na Unidade Móvel de Refrigeração e Climatização, em local disponibilizado pelas
Prefeituras.
8. AVALIAÇÃO
8.1.
Informações Gerais Referentes à Avaliação
O processo de avaliação deverá ser encarado como um processo educativo, diagnóstico, indicativo de novos elementos e atividades a serem introduzidas, enfim, deverá ser realimentador do processo pedagógico, e não apenas um processo classificatório/eliminatório. Por isso, a avaliação deverá ser feita em vários momentos ao longo do desenvolvimento do módulo, e não apenas em seu final.
A definição do conjunto de competências e habilidades, tal como foi realizado, caracterizou a habilidade como o critério de evidência da constituição de competência, e levou à criação de quadros de correlação entre competências e habilidades. Dessa forma, a constituição, a apropriação das habilidades será o principal aspecto a ser considerado na avaliação.
Assim, para cada módulo, será prescrito um conjunto de competências e habilidades pertinentes, que serão correlacionadas através de quadros.
Os professores avaliarão as habilidades e a competência será considerada atingida, se todas as habilidades que a constituem forem atingidas. Finalmente, para aprovação no módulo, o aluno deverá atingir todas as competências previstas para este.
8.2.
Instrumentos de Avaliação – Conceitos Aplicáveis
Atribuição de um conceito
que expresse o desenvolvimento do aluno, em conformidade com a Organização
Didático-Pedagógica do Campus: A, B, C e D para cada competência desenvolvida,
os quais possuem a seguinte significação:
·
A – Excelente - ao aluno que ultrapassar
as expectativas quanto à construção da competência.
·
B – Proficiente - ao aluno que superar
os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
·
C – Suficiente - ao aluno que atingir os
parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
·
D – Insuficiente - ao aluno que não
atingir os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
Pré-Requisitos
Havendo pré-requisito na
unidade subseqüente, o aluno estará impedido de cursá-la.
Finalização dos Conceitos
Os alunos que em Reunião
de Avaliação apresentar conceitos finais de aprovação e freqüência mínima obrigatória
(75%) serão considerados Aptos; os Não Aptos em mais de uma unidade curricular,
não receberão certificados de conclusão.
9. DA APLICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
Ao aluno caberá observar
a Organização Didática do Campus São José, de acordo com seus horários e
requerimentos. Quando ocorrerem conflitos, os mesmos deverão ser apaziguados e
resolvidos as pendências pela coordenação do projeto em conjunto com a
coordenação local do município onde está sendo ofertado o curso.
10. INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS
Será utilizada a
infra-estrutura disponibilizada pelo município onde estará sendo realizado o
curso para os alunos poderem desenvolver as atividades dos Módulos I e II. Para
o desenvolvimento das atividades de práticas de instalação será utilizada a
Unidade Móvel de Refrigeração e Climatização e a Unidade Móvel do Programa
E-TEC.
11. BIBLIOGRAFIA
Para esse curso serão
usados apostilas desenvolvidas para o curso de Formação Inicial e Continuada a
Distância de Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica da Área de Refrigeração e
Climatização do IFSC – Campus São José. Essas publicações estarão disponíveis
aos alunos do curso.
Além disso, os docentes
repassarão aos alunos exercícios e outros materiais didáticos elaborados pelo
IF-SC visando facilitar o processo ensino-aprendizagem dos educandos.
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