MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ
Curso de Formação Inicial e Continuada
Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica
1. DADOS GERAIS DA OFERTA
1.2.
Dados Gerais do Curso
Denominação
Curso de Formação Inicial e Continuada: Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica
Regime de Matrícula
Matrícula por curso.
Periodicidade: esporádico.
Número de
Vagas
Turnos de Funcionamento
|
Vagas por turma
|
No de Turmas
|
Total de Vagas
|
Diurno/Noturno
|
50
|
4 turmas
|
200
|
Totais
|
4
|
200
|
2. JUSTIFICATIVA
Climatização é a área da atividade humana que atua basicamente no controle da temperatura de ambientes, visando principalmente: o estabelecimento e manutenção de condições adequadas para a realização de processos industriais variados e o bem-estar de seres humanos.
A indústria da climatização, globalmente também tem assistido a mudanças significativas. A utilização de ambientes climatizados cresceu devido ao aumento da concentração de seres humanos em locais fechados, ao aumento dos padrões de conforto e, à redução do custo dos equipamentos. O foco de atenção da climatização, que antes era basicamente o controle de temperatura, hoje engloba o controle total sobre a qualidade do ar interior, incluindo o controle de concentração de gás carbônico e odores, a contaminação por substâncias voláteis e por microorganismos, dentre outros aspectos. Tudo isso no sentido de se garantir ambientes mais saudáveis e confortáveis, melhorando o bem-estar e a produtividade das pessoas.
Por último, a abertura da economia brasileira evidenciou um baixo nível de sofisticação do nosso mercado brasileiro em relação ao mercado internacional. Ocorreu então um substancial aumento de importações e muitos fabricantes procuraram se instalar no país atrás de uma demanda muito significativa, justificada pelo clima e a baixa competitividade dos equipamentos nacionais.
Todos esses fatores somados evidenciam a existência de uma grande demanda por pessoal técnico adequadamente capacitado na área, podendo-se afirmar que o setor de refrigeração e climatização é hoje a área técnica com uma das maiores demandas, não só no Brasil como também em nível de Mercosul e mundialmente.
3. OBJETIVOS
3.1.
Objetivos Gerais
Este
projeto visa atender os jovens que tenham completado o Ensino Fundamental,
preparando-os para atuarem nas empresas da região, fornecendo-lhes qualificação
em instalação de condicionadores de ar.
3.2.
Objetivos Específicos
·
Capacitação em Ciências Térmicas;
·
Capacitação em procedimentos de instalação de
condicionadores de ar do tipo “Split-system”.
4. REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO
4.1. Requisitos
Para se inscrever nos cursos, os
interessados devem satisfazer:
·
Ter concluído o ensino fundamental;
4.2. Seleção
A seleção será realizada por meio de
sorteio público, em local e data a serem definidos na chamada pública para as
inscrições.
5.
PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO
O egresso do curso de formação inicial e
continuada Instalador de
Refrigeração de Climatização Doméstica estará apto a conhecer, instalar e
realizar diagnósticos em equipamentos de condicionamento de ar do tipo
“split-system”.
6.
COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS DO CURSO
Os egressos do curso obterão as seguintes
competências:
·
Executar a instalação de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar:
o
Verificar infra-estrutura para a realização da obra/serviço
o
Montar, testar, inicializar e ajustar:
§ Condicionamento de ar, acessórios, tubulações;
§ sistemas elétricos e de controle;
o
Analisar e interpretar especificações técnicas
o
Observar normas técnicas e procedimentos específicos
o
Ler e interpretar desenhos técnicos, lay-outs e esquemas
o
Utilizar ferramentas, instrumentos de medição e equipamentos diversos
o Elaborar relatórios
7.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO
O curso de
formação inicial e continuada Instalação
de Condicionadores de Ar do tipo “Split-system” está organizado em três
unidades curriculares, perfazendo um total de 160 horas, distribuídas conforme
explicitado a seguir.
7.1. Apresentação Sintética do Curso
UNIDADE CURRICULAR
|
CARGA HORÁRIA
|
REQUISITOS
|
Módulo I – Conceitos Básicos
|
64
|
Módulo
presencial
|
Módulo II – Instalação de
Split-system
|
64
|
Módulo
prsencial
|
Práticas de Instalação de Equipamentos de
Condicionamento de Ar
|
32
|
Unidade
Móvel de Refrigeração e Climatização
|
TOTAL
|
160 HORAS
|
|
7.3. Metodologia
O paradigma da transmissão de conhecimento é a prática pedagógica atualmente realizada em praticamente todo o universo do ensino no Brasil.
No entanto, a formatação de um currículo por competências, pressupõe uma prática pedagógica diferenciada. No lugar da mera transmissão de conhecimentos, passa-se a trabalhar com um novo paradigma, o de construção de competências.
Construir competências a partir da escola significa a construção de esquemas de mobilização dos conhecimentos, do fazer (habilidades) e das emoções (atitudes). Significa a oportunização de possibilidades, estímulos, vivências, momentos, para que o aluno construa seus esquemas mentais, que resultarão na constituição das habilidades.
Neste novo paradigma, a metodologia é essencial. O currículo deve ser composto essencialmente de um eixo de projetos, problemas ou desafios significativos do contexto produtivo.
A sociedade tecnológica, com sua explosão de conhecimentos e informações, de mudanças rápidas, requer profissionais com capacidade de aprender rapidamente. Ensinar a resolver problemas supõe dotar os alunos de uma capacidade de "aprender a aprender": criar o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma solução. Com isso, prepara-se o futuro técnico mais adequadamente para desenvolver habilidades e estratégias eficientes para buscar respostas para os problemas cotidianos do processo produtivo onde estará inserido, sejam eles rotineiros ou inusitados.
O
curso será realizado da seguinte maneira:
·
Módulo I e II - Período noturno, nos laboratórios
disponibilizados pelas Prefeituras.
·
Práticas de Instalação - Período Diurno, aos sábados,
na Unidade Móvel de Refrigeração e Climatização, em local disponibilizado pelas
Prefeituras.
8. AVALIAÇÃO
8.1.
Informações Gerais Referentes à Avaliação
O processo de avaliação deverá ser encarado como um processo educativo, diagnóstico, indicativo de novos elementos e atividades a serem introduzidas, enfim, deverá ser realimentador do processo pedagógico, e não apenas um processo classificatório/eliminatório. Por isso, a avaliação deverá ser feita em vários momentos ao longo do desenvolvimento do módulo, e não apenas em seu final.
A definição do conjunto de competências e habilidades, tal como foi realizado, caracterizou a habilidade como o critério de evidência da constituição de competência, e levou à criação de quadros de correlação entre competências e habilidades. Dessa forma, a constituição, a apropriação das habilidades será o principal aspecto a ser considerado na avaliação.
Assim, para cada módulo, será prescrito um conjunto de competências e habilidades pertinentes, que serão correlacionadas através de quadros.
Os professores avaliarão as habilidades e a competência será considerada atingida, se todas as habilidades que a constituem forem atingidas. Finalmente, para aprovação no módulo, o aluno deverá atingir todas as competências previstas para este.
8.2.
Instrumentos de Avaliação – Conceitos Aplicáveis
Atribuição de um conceito
que expresse o desenvolvimento do aluno, em conformidade com a Organização
Didático-Pedagógica do Campus: A, B, C e D para cada competência desenvolvida,
os quais possuem a seguinte significação:
·
A – Excelente - ao aluno que ultrapassar
as expectativas quanto à construção da competência.
·
B – Proficiente - ao aluno que superar
os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
·
C – Suficiente - ao aluno que atingir os
parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
·
D – Insuficiente - ao aluno que não
atingir os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
Pré-Requisitos
Havendo pré-requisito na
unidade subseqüente, o aluno estará impedido de cursá-la.
Finalização dos Conceitos
Os alunos que em Reunião
de Avaliação apresentar conceitos finais de aprovação e freqüência mínima obrigatória
(75%) serão considerados Aptos; os Não Aptos em mais de uma unidade curricular,
não receberão certificados de conclusão.
9. DA APLICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
Ao aluno caberá observar
a Organização Didática do Campus São José, de acordo com seus horários e
requerimentos. Quando ocorrerem conflitos, os mesmos deverão ser apaziguados e
resolvidos as pendências pela coordenação do projeto em conjunto com a
coordenação local do município onde está sendo ofertado o curso.
10. INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS
Será utilizada a
infra-estrutura disponibilizada pelo município onde estará sendo realizado o
curso para os alunos poderem desenvolver as atividades dos Módulos I e II. Para
o desenvolvimento das atividades de práticas de instalação será utilizada a
Unidade Móvel de Refrigeração e Climatização e a Unidade Móvel do Programa
E-TEC.
11. BIBLIOGRAFIA
Para esse curso serão
usados apostilas desenvolvidas para o curso de Formação Inicial e Continuada a
Distância de Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica da Área de Refrigeração e
Climatização do IFSC – Campus São José. Essas publicações estarão disponíveis
aos alunos do curso.
Além disso, os docentes
repassarão aos alunos exercícios e outros materiais didáticos elaborados pelo
IF-SC visando facilitar o processo ensino-aprendizagem dos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário