quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Educação e o Controle Social



Por Fernando Rebouças

A educação é condição primordial para o desenvolvimento da vida humana e social, porém ao mesmo tempo que a educação liberta e contribui para mudar a realidade, também oprime e controla. A educação no plano básico exerce controle social através da reprodução, repetição, segregação, condicionamento, repressão e exclusão.

Reprodução – Para manter a ordem vigente do sistema social utiliza-se o treinamento de professores que apenas transmitem conhecimentos, passam o que recebem sem acrescentar novas experiências. As turmas são quase que isoladas uma das outras sem intercâmbio criativo para manter o controle.

Repetição – É a repetição diária de comportamentos, aulas e conteúdos num ritual diário rotineiro : cantar o hino, formar fila, copiar matéria do quadro, lanchar, formar nova fila e ir embora. Situação que não gera personalidade inventiva no aluno.

Segregação – O isolamento da escola, quando a instituição de ensino não se relaciona com a família e a comunidade que está ao redor da escola, como se fosse dois mundos separados, sem preparar o aluno par intervir na sociedade.

Condicionamento – Dado pelo sistema de punições e recompensas escolar. O aluno que se comporta bem não é diretamente punido, muitas vezes não recebe recompensas. A punição pode ser física, verbal e psicológica, dadas respectivamente por posições corporais cansativas, insultos ou menosprezo do aluno.

Repressão – É a proibição da imaginação sem limite do aluno, do ansejo por jogos e atividades lúdicas para enquadrar dentro das normas e horários rígidos. É o disciplinamento abrupto, abafa a espontaneidade e criatividade do aluno.

Exclusão – O aluno é conscientizado que nada ou quase nada pode fazer contra o seu destino, o indivíduo sai da escola como fracassado, sem força de reação.

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