Por Fernando Rebouças
Reprodução – Para manter a ordem vigente do sistema social utiliza-se o treinamento de professores que apenas transmitem conhecimentos, passam o que recebem sem acrescentar novas experiências. As turmas são quase que isoladas uma das outras sem intercâmbio criativo para manter o controle.
Repetição – É a repetição diária de comportamentos, aulas e conteúdos num ritual diário rotineiro : cantar o hino, formar fila, copiar matéria do quadro, lanchar, formar nova fila e ir embora. Situação que não gera personalidade inventiva no aluno.
Segregação – O isolamento da escola, quando a instituição de ensino não se relaciona com a família e a comunidade que está ao redor da escola, como se fosse dois mundos separados, sem preparar o aluno par intervir na sociedade.
Condicionamento – Dado pelo sistema de punições e recompensas escolar. O aluno que se comporta bem não é diretamente punido, muitas vezes não recebe recompensas. A punição pode ser física, verbal e psicológica, dadas respectivamente por posições corporais cansativas, insultos ou menosprezo do aluno.
Repressão – É a proibição da imaginação sem limite do aluno, do ansejo por jogos e atividades lúdicas para enquadrar dentro das normas e horários rígidos. É o disciplinamento abrupto, abafa a espontaneidade e criatividade do aluno.
Exclusão – O aluno é conscientizado que nada ou quase nada pode fazer contra o seu destino, o indivíduo sai da escola como fracassado, sem força de reação.
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