segunda-feira, 19 de julho de 2010

QUE BENEFÍCIOS O ESTALEIRO OSX VAI NOS TRAZER????

Bianca Kons - A Beleza da Nova Geração
..............................................................................................................................................


- Em notícia veiculada nos jornais diários que circulam em nossa região, a empresa OSX, vai realizar audiências públicas para debater a instalação do estaleiro em Biguaçu.

- As ONGs e moradores no norte da ilha já realizaram passeatas para alertar sobre os impactos ambientais do empreendimento do grupo EBX.


- Temos que ficar de olho no projeto como um todo, só estão chamando atenção para o lado positivo, ainda não nos foi passado o equilíbrio entre o lado positivo e os impactos ambientais, sociais e econômicos do projeto.

- Qual será o impacto ao patrimônio atual em nosso município?.

- Contamos com o patrimônio pesqueiro de subsistência, patrimônio turístico com grande potencial e, principalmente, com um patrimônio habitacional com muita qualidade de vida.

- Com a instalação do empreendimento em nossa região, tranquilamente, mudará o perfil econômico de nossa região.

- As mudanças serão enormes, com impacto social muito forte, haja vista a vinda de muitas pessoas de outras regiões para nosso município, em busca de prosperidade.

- Onde irão morar estas pessoas?

- Temos política habitacional para atender toda essa gente?

- Se formarão bolsões de pobreza?

- Temos políticas sociais aqui?

- E a saúde dessas pessoas, eles vão ter atendimento digno? Onde?

- E a educação? Onde irão estudar essas pessoas e seus filhos?

- E o transporte? O nosso transporte pode atender esse contingente?

- Essas mudanças vão acontecer com a presença dos governos?

- São perguntas que precisam ser respondidas nestas audiências por aqueles que defendem o empreendimento do grupo EBX.

-Por enquanto os governos municipais e estaduais só estão de olho nas fontes de recursos para os cofres municipais e estaduais, quase nada escuto sobre as contrapartidas dadas por esses governos.

- O prefeito de Biguaçú, em seus pronunciamentos, deixa bem claro o lado financeiro do investimento, nada fala na esfera social do projeto, ou seja, nada não, os munícipes vão ter desembolsar 90% de aumento em seu IPTU, enquanto a OSX vai ser isentada de impostos municipais.

- Em Governador Celso Ramos, falta energia elétrica a cada dois dias (isso no inverno), numa comunidade de aproximadamente quinze mil habitantes e sem indústria pesada, o que deve agravar de sobremaneira o problema.

- O principal ponto positivo do empreendimento do grupo EBX, é a geração de emprego e renda em nossa região, hoje muito sazonal, em virtude do turismo e principalmente da pesca, um atividade extrativista e com rígidas normas ambientais.

- Outro ponto que vale a pena ressaltar são os cursos profissionalizantes que são colocados a disposição do nosso povo. Esses cursos, se bem aproveitados, podem propiciar mais cidadania para nossa população, emancipando-os de favores políticos.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário