sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cachoeira e Dantas – é o todo. E demora a limpar


Nestes momentos de incerteza, o ansioso blogueiro recorre invariavelmente ao sábio Oráculo de Delfos.

– Oráculo, por favor me acuda ! A Globo diz que a culpa é toda do Agnello !

– Calma, meu filho. Quem é o Agnello ?

– O Governador de Brasília … Do PT.

– Roriz, Arruda e quem ?, pergunta ele, como se não soubesse quem é o Agnello.

– Agnello.

– Meu filho, em Brasília até o lago é falso.

– Mas, Oráculo, por favor, o que é isso tudo ? No que vai dar essa bafa-bafa ?

– Abafa, meu filho. A imprensa quer abafar.

– O que, Oráculo ?

– Tudo.

– Mas, como, tudo ?

– Porque está tudo comprometido.

– Como assim, Oráculo, não aumente o meu desespero.

– Calma, meu filho. Tome um chá de camomila.

– Não tomo chá, Oráculo. Prefiro tequilla.

– Meu filho, se você soma a Satiagraha com o Demóstenes, o Brasil inteiro está lá dentro. É uma coisa só ! É um Brasil só.

– É … pensando bem, sempre desconfiei disso. Daniel Dantas, empreiteira Delta. Tem uma lógica nessa loucura.

– O que você está vendo diante dos teus olhos é o processo como um todo. Não escapa nada, porque o conjunto é que está podre.

– Mas, Oráculo, não tem ninguém que preste ?

– Claro, claro que tem gente que preste. Mas, são os lírios da lama …

– Oráculo, não é bem assim, são os lírios …

– Meu filho, entenda o que eu estou falando: dentro da lama pode haver vida saudável. É difícil, mas pode, na borda.

– Mas, como sair dessa ?

– Não sei se há saída, nem sei é para já, se houver saída.

– Mas, o que está errado, Oráculo ?

– O sistema político, a forma de representação, a organização partidária e o financiamento das campanhas.

– Bom, Oráculo, aí você já quer reinventar o Brasil.

– Quem mandou perguntar ? E tem mais, viu ? O Judiciário. O Judiciário é a argila dessa massa fedida.

– Mas, como é que se sai dessa ?

- Vai demorar muito. Porque está todo mundo na roda. Eu te pergunto: quem não está no Daniel Dantas ou no Cachoeira ? Que partido ? Quem não tem o rabo preso ?

– A Folha !

– Como é que é ?

– Deixa pra lá, Oráculo.

– Veja uma coisa: não tem candidato a prefeito. Quantas grandes cidades do Brasil ainda não definiram o prefeito, quantas coligações já estão prontas ?

– E daí, Oráculo ?

– Porque esse sistema político aí é um sarapatel, uma misturança. Ninguém é de ninguém. Ou todos são de todos. Não tem coerência, partido. Aí, chega um Dantas, um Cachoeira, uma Delta … e ocupa o espaço. Abre a banca.

– Quem é a Delta, Oráculo ?

– Uma letra do alfabeto grego.

– Ah …

– E a imprensa também caiu na lama. Se misturou com os bandidos.

– Você acha ?, Oráculo, perguntou o ansioso blogueiro, como se soubesse a resposta.

– Veja, Globo, Estadao, Folha, não sobra nada. Não dá para ler mais nada.

– É o PiG, Oráculo.

– É o que ?

– Deixa pra lá, uma palavra inglesa. E a CPI, Oráculo ?

– O PSDB tem mais a perder que o PT.

– Por isso o PT quer tanto.

– Você faria o que ?

– Mas, a CPI vai resolver alguma coisa ?

– Vai.

– O que, Oráculo ?

– Melar o mensalão.

– Peraí, Oráculo, já ouvi isso em algum lugar …

– Mela, mas fica um pouco de lama na bainha da calça.

– Como assim, Oráculo ?

– Ora, meu filho, tenho mais o que fazer. Me dê licença.

Pano rápido.




Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário