segunda-feira, 22 de julho de 2013

Curso Técnico Gratúitos em Governador Celso Ramos e Biguaçu


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ








  Curso de Formação Inicial e Continuada

Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica










MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ








 

Curso de Formação Inicial e Continuada

Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica



Eixo Tecnológico Infraestrutura











 

 



SUMÁRIO



  Curso de Formação Inicial e Continuada ................................................................................................ 1
Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica.......................................................................... 1
  ............................................................................................................................................................... 2
Curso de Formação Inicial e Continuada................................................................................................... 2
Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica.......................................................................... 2
1.DADOS GERAIS DA OFERTA........................................................................................................................................... 4
1.1.Informações Gerais do Projeto............................................................................................................................... 4
Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica.......................................................................... 4
1.2.Dados Gerais do Curso............................................................................................................................................. 4
2.JUSTIFICATIVA................................................................................................................................................................... 4
3.OBJETIVOS............................................................................................................................................................................ 5
3.1.Objetivos Gerais......................................................................................................................................................... 5
3.2.Objetivos Específicos............................................................................................................................................... 5
4.REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO........................................................................................................................... 5
4.1.Requisitos.................................................................................................................................................................... 5
4.2.Seleção........................................................................................................................................................................ 6
5.PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO.............................................................................................................................. 6
6.COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS DO CURSO............................................................................................................ 6
7.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO................................................................................................................ 6
7.1.Apresentação Sintética do Curso........................................................................................................................... 6
7.2.APRESENTAÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES.................................................................................. 7
7.3.Metodologia............................................................................................................................................................... 9
7.4.Apresentação das Estratégias Curriculares........................................................................................................ 10
7.5.Construção Curricular e Especificidades............................................................................................................ 10
8.AVALIAÇÃO....................................................................................................................................................................... 11
8.1.Informações Gerais Referentes à Avaliação..................................................................................................... 11
8.2.Instrumentos de Avaliação – Conceitos Aplicáveis......................................................................................... 11
9.DA APLICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA.................................................................................................... 12
10.INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS............................................................................................................................. 12
11.BIBLIOGRAFIA............................................................................................................................................................... 12








1.    DADOS GERAIS DA OFERTA

1.1.          Informações Gerais do Projeto


CNPJ  

Razão Social:  
Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José
Esfera Administrativa
Federal
Endereço
Av. Mauro Ramos, 950, Centro - Florianópolis
Cidade/UF/CEP 
Florianópolis, Santa Catarina, CEP 88020-300
Telefone/Fax
(48) 3381-2860
Email de Contato
george@ifsc.edu.br
Site da instituição
www.ifsc.edu.br
Área do Plano
Eixo tecnológico: Infraestrutura
Responsáveis pelo Projeto
George Henry Wojcikiewicz
Habilitação

Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica

Carga Horária
O curso terá uma carga horária de 160 horas
Modalidade
Presencial

1.2.          Dados Gerais do Curso

Denominação
Curso de Formação Inicial e Continuada: Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica

Regime de Matrícula
Matrícula por curso.
Periodicidade: esporádico.

Número de Vagas
Turnos de Funcionamento
Vagas por turma
No de Turmas
Total de Vagas
Diurno/Noturno
50
4 turmas
200
Totais
4
200

2.    JUSTIFICATIVA

Climatização é a área da atividade humana que atua basicamente no controle da temperatura de ambientes, visando principalmente: o estabelecimento e manutenção de condições adequadas para a realização de processos industriais variados e o bem-estar de seres humanos.
A indústria da climatização, globalmente também tem assistido a mudanças significativas. A utilização de ambientes climatizados cresceu devido ao aumento da concentração de seres humanos em locais fechados, ao aumento dos padrões de conforto e, à redução do custo dos equipamentos. O foco de atenção da climatização, que antes era basicamente o controle de temperatura, hoje engloba o controle total sobre a qualidade do ar interior, incluindo o controle de concentração de gás carbônico e odores, a contaminação por substâncias voláteis e por microorganismos, dentre outros aspectos. Tudo isso no sentido de se garantir ambientes mais saudáveis e confortáveis, melhorando o bem-estar e a produtividade das pessoas.
Por último, a abertura da economia brasileira evidenciou um baixo nível de sofisticação do nosso mercado brasileiro em relação ao mercado internacional. Ocorreu então um substancial aumento de importações e muitos fabricantes procuraram se instalar no país atrás de uma demanda muito significativa, justificada pelo clima e a baixa competitividade dos equipamentos nacionais.
Todos esses fatores somados evidenciam a existência de uma grande demanda por pessoal técnico adequadamente capacitado na área, podendo-se afirmar que o setor de refrigeração e climatização é hoje a área técnica com uma das maiores demandas, não no Brasil como também em nível de Mercosul e mundialmente.

3.    OBJETIVOS

3.1.         Objetivos Gerais

Este projeto visa atender os jovens que tenham completado o Ensino Fundamental, preparando-os para atuarem nas empresas da região, fornecendo-lhes qualificação em instalação de condicionadores de ar.

3.2.          Objetivos Específicos

·         Capacitação em Ciências Térmicas;
·         Capacitação em procedimentos de instalação de condicionadores de ar do tipo “Split-system”.

4.    REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO

4.1.          Requisitos

     Para se inscrever nos cursos, os interessados devem satisfazer:
·         Ter concluído o ensino fundamental;

4.2.          Seleção

     A seleção será realizada por meio de sorteio público, em local e data a serem definidos na chamada pública para as inscrições.

5.    PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO

     O egresso do curso de formação inicial e continuada Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica estará apto a conhecer, instalar e realizar diagnósticos em equipamentos de condicionamento de ar do tipo “split-system”.

6.    COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS DO CURSO

     Os egressos do curso obterão as seguintes competências:
·         Executar a instalação de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar:
o   Verificar infra-estrutura para a realização da obra/serviço
o   Montar, testar, inicializar e ajustar:
§  Condicionamento de ar, acessórios, tubulações;
§  sistemas elétricos e de controle;
o   Analisar e interpretar especificações técnicas
o   Observar normas técnicas e procedimentos específicos
o   Ler e interpretar desenhos técnicos, lay-outs e esquemas
o   Utilizar ferramentas, instrumentos de medição e equipamentos diversos
o   Elaborar relatórios

7.    ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO

O curso de formação inicial e continuada Instalação de Condicionadores de Ar do tipo “Split-system” está organizado em três unidades curriculares, perfazendo um total de 160 horas, distribuídas conforme explicitado a seguir.

7.1.          Apresentação Sintética do Curso


UNIDADE CURRICULAR
CARGA HORÁRIA
REQUISITOS
Módulo I – Conceitos Básicos
64
Módulo presencial
Módulo II – Instalação de Split-system
64
Módulo prsencial
Práticas de Instalação de Equipamentos de Condicionamento de Ar
32
Unidade Móvel de Refrigeração e Climatização
TOTAL
160 HORAS


7.2.          APRESENTAÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES


Unidade Curricular:
Módulo I – Conceitos Básicos
Carga Horária:
64 horas
Competências
Aplicar normas e especificações técnicas
Aplicar normas de saúde e segurança do trabalho
Determinar carga térmica
Levantar dados de natureza técnica
Especificar sistemas
Habilidades
Conhecer os tipos, características e funcionamento de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar
Medir grandezas geométricas
Medir grandezas termofluidodinâmicas (temperatura, pressão, vazão, fluxo de massa, densidade, viscosidade)
Medir grandezas elétricas
Bases Tecnológicas
Normas técnicas aplicáveis à indústria de refrigeração e condicionamento de ar (sistemas de refrigeração industrial - amônia, vasos de pressão, qualidade do ar interior, normas para instalações elétricas, normas para instalações hidráulicas, etc.)
Sistemas de Refrigeração
Sistemas de Condicionamento de Ar
Termodinâmica
Transferência de Calor
Mecânica dos Fluidos
Legislação e Normas de Saúde e Segurança no Trabalho
Pré-Requisitos
Ensino Fundamental
Avaliação
Para cada módulo haverá uma avaliação.


Unidade Curricular:
Módulo II – Instalação de Split-system
Carga Horária:
64 horas
Competências
Instalar sistema de condicionamento e distribuição de ar
Instalar sistema eletro/eletrônico e de controle e automação
Inicializar, testar e regular equipamentos e sistemas
Elaborar relatório de atividades
Aplicar normas e especificações técnicas
Realizar o registro de insumos da obra/instalação
Habilidades
Conhecer os tipos, características e funcionamento de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar
Conhecer características e funcionamento de equipamentos e sistemas elétricos e de controle e automação
Utilizar ferramental específico para sistemas de refrigeração
Medir grandezas geométricas
Medir grandezas termofluidodinâmicas (temperatura, pressão, vazão, fluxo de massa, densidade, viscosidade)
Medir grandezas elétricas
Realizar operações fundamentais em sistemas de refrigeração
Realizar operações de soldagem e brasagem em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar
Manusear e aplicar materiais de isolamento térmico
Identificar as características de fornecimento de energia elétrica
Realizar operações fundamentais em instalações elétricas
Saber interpretar normas e especificações técnicas, a partir de catálogos, manuais e tabelas, relativas ao funcionamento, aplicação e teste de materiais, peças, componentes e equipamentos
Bases Tecnológicas
Normas técnicas aplicáveis à indústria de refrigeração e condicionamento de ar (sistemas de refrigeração industrial - amônia, vasos de pressão, qualidade do ar interior, normas para instalações elétricas, normas para instalações hidráulicas, etc.)
Sistemas de Refrigeração
Sistemas de Condicionamento de Ar
Eletrotécnica
Sistemas Fluidodinâmicos
Termodinâmica
Soldagem e Brasagem
Transferência de Calor
Procedimentos práticos em sistemas de condicionamento de ar
Legislação e Normas de Saúde e Segurança no Trabalho
Pré-Requisitos
Módulo I - Conceitos Básicos
Avaliação
Para cada módulo haverá uma avaliação.


Unidade Curricular:
Práticas de Instalação de Equipamentos de Condicionamento de Ar
Carga Horária:
32 horas
Competências
Instalar sistema de condicionamento e distribuição de ar
Instalar sistema eletro/eletrônico e de controle e automação
Inicializar, testar e regular equipamentos e sistemas
Elaborar relatório de atividades
Aplicar normas e especificações técnicas
Realizar o registro de insumos da obra/instalação
Habilidades
Conhecer os tipos, características e funcionamento de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar
Conhecer características e funcionamento de equipamentos e sistemas elétricos e de controle e automação
Utilizar ferramental específico para sistemas de refrigeração
Medir grandezas geométricas
Medir grandezas termofluidodinâmicas (temperatura, pressão, vazão, fluxo de massa, densidade, viscosidade)
Medir grandezas elétricas
Realizar operações fundamentais em sistemas de refrigeração
Realizar operações de soldagem e brasagem em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar
Manusear e aplicar materiais de isolamento térmico
Identificar as características de fornecimento de energia elétrica
Realizar operações fundamentais em instalações elétricas
Saber interpretar normas e especificações técnicas, a partir de catálogos, manuais e tabelas, relativas ao funcionamento, aplicação e teste de materiais, peças, componentes e equipamentos
Bases Tecnológicas
Normas técnicas aplicáveis à indústria de refrigeração e condicionamento de ar (sistemas de refrigeração industrial - amônia, vasos de pressão, qualidade do ar interior, normas para instalações elétricas, normas para instalações hidráulicas, etc.)
Sistemas de Refrigeração
Sistemas de Condicionamento de Ar
Eletrotécnica
Sistemas Fluidodinâmicos
Termodinâmica
Soldagem e Brasagem
Transferência de Calor
Procedimentos práticos em sistemas de condicionamento de ar
Legislação e Normas de Saúde e Segurança no Trabalho
Pré-Requisitos
Módulo II – Instalação de Split-system
Avaliação
Para cada módulo haverá uma avaliação.


7.3.          Metodologia


             O paradigma da transmissão de conhecimento é a prática pedagógica atualmente realizada em praticamente todo o universo do ensino no Brasil.
No entanto, a formatação de um currículo por competências, pressupõe uma prática pedagógica diferenciada. No lugar da mera transmissão de conhecimentos, passa-se a trabalhar com um novo paradigma, o de construção de competências.
Construir competências a partir da escola significa a construção de esquemas de mobilização dos conhecimentos, do fazer (habilidades) e das emoções (atitudes). Significa a oportunização de possibilidades, estímulos, vivências, momentos, para que o aluno construa seus esquemas mentais, que resultarão na constituição das habilidades.
Neste novo paradigma, a metodologia é essencial. O currículo deve ser composto essencialmente de um eixo de projetos, problemas ou desafios significativos do contexto produtivo.
A sociedade tecnológica, com sua explosão de conhecimentos e informações, de mudanças rápidas, requer profissionais com capacidade de aprender rapidamente. Ensinar a resolver problemas supõe dotar os alunos de uma capacidade de "aprender a aprender": criar o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma solução. Com isso, prepara-se o futuro técnico mais adequadamente para desenvolver habilidades e estratégias eficientes para buscar respostas para os problemas cotidianos do processo produtivo onde estará inserido, sejam eles rotineiros ou inusitados.


7.4.          Apresentação das Estratégias Curriculares


UNIDADE CURRICULAR
Conteúdo online
Vídeo Aula
Estudo de Caso
Seminário
Prática
Outros
Módulo I – Conceitos Básicos
x





Módulo II – Instalação de Split-system
x
x
x



Práticas de Instalação de Equipamentos de Condicionamento de Ar


x

x
x


7.5.          Construção Curricular e Especificidades

O curso será realizado da seguinte maneira:
·         Módulo I e II - Período noturno, nos laboratórios disponibilizados pelas Prefeituras.
·         Práticas de Instalação - Período Diurno, aos sábados, na Unidade Móvel de Refrigeração e Climatização, em local disponibilizado pelas Prefeituras.

8.    AVALIAÇÃO

8.1.         Informações Gerais Referentes à Avaliação

O processo de avaliação deverá ser encarado como um processo educativo, diagnóstico, indicativo de novos elementos e atividades a serem introduzidas, enfim, deverá ser realimentador do processo pedagógico, e não apenas um processo classificatório/eliminatório. Por isso, a avaliação deverá ser feita em vários momentos ao longo do desenvolvimento do módulo, e não apenas em seu final.
A definição do conjunto de competências e habilidades, tal como foi realizado, caracterizou a habilidade como o critério de evidência da constituição de competência, e levou à criação de quadros de correlação entre competências e habilidades. Dessa forma, a constituição, a apropriação das habilidades será o principal aspecto a ser considerado na avaliação.
            Assim, para cada módulo, será prescrito um conjunto de competências e habilidades pertinentes, que serão correlacionadas através de quadros.
Os professores avaliarão as habilidades e a competência será considerada atingida, se todas as habilidades que a constituem forem atingidas. Finalmente, para aprovação no módulo, o aluno deverá atingir todas as competências previstas para este.

8.2.          Instrumentos de Avaliação – Conceitos Aplicáveis

Atribuição de um conceito que expresse o desenvolvimento do aluno, em conformidade com a Organização Didático-Pedagógica do Campus: A, B, C e D para cada competência desenvolvida, os quais possuem a seguinte significação:
·         A – Excelente - ao aluno que ultrapassar as expectativas quanto à construção da competência.
·         B – Proficiente - ao aluno que superar os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
·         C – Suficiente - ao aluno que atingir os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.
·         D – Insuficiente - ao aluno que não atingir os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência.


Pré-Requisitos
Havendo pré-requisito na unidade subseqüente, o aluno estará impedido de cursá-la.

Finalização dos Conceitos
Os alunos que em Reunião de Avaliação apresentar conceitos finais de aprovação e freqüência mínima obrigatória (75%) serão considerados Aptos; os Não Aptos em mais de uma unidade curricular, não receberão certificados de conclusão.

9.    DA APLICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA

Ao aluno caberá observar a Organização Didática do Campus São José, de acordo com seus horários e requerimentos. Quando ocorrerem conflitos, os mesmos deverão ser apaziguados e resolvidos as pendências pela coordenação do projeto em conjunto com a coordenação local do município onde está sendo ofertado o curso.

10. INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS

Será utilizada a infra-estrutura disponibilizada pelo município onde estará sendo realizado o curso para os alunos poderem desenvolver as atividades dos Módulos I e II. Para o desenvolvimento das atividades de práticas de instalação será utilizada a Unidade Móvel de Refrigeração e Climatização e a Unidade Móvel do Programa E-TEC.    

11. BIBLIOGRAFIA

Para esse curso serão usados apostilas desenvolvidas para o curso de Formação Inicial e Continuada a Distância de Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica da Área de Refrigeração e Climatização do IFSC – Campus São José. Essas publicações estarão disponíveis aos alunos do curso.

Além disso, os docentes repassarão aos alunos exercícios e outros materiais didáticos elaborados pelo IF-SC visando facilitar o processo ensino-aprendizagem dos educandos.

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